terça-feira, 18 de novembro de 2014

Papo Nerd:Jogar RPG faz Bem!

Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de personagens") é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro,jogos de cartas colecionáveis, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.
O RPG tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação (MEC) como método de ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos estudantes.
Aqui estão alguns benefícios proporcionados pelo RPG. 

Interação Social: Existem diversos estudos que comprovam a importância da Interação Social entre os indivíduos. Como ela é importante para a sua formação como pessoa, crescimento, aprendizado e adaptação a vida em sociedade (alguns links aquiaqui, e aqui). O RPG, em si, é um jogo social. Você não pode jogá-lo sozinho, como se faz com vídeo-games, por exemplo. Os jogadores estão sempre interagindo entre si, durante horas. E essa interação é cooperativa, ou seja, um grupo de pessoas, que pode se conhecer previamente, ou não, passa horas interagindo socialmente, se ajudando (na enorme maioria das vezes). Os jogadores, geralmente, são pessoas conhecidas, amigas, mas nem sempre é o caso.  Eu já conheci muitas pessoas que não teria a oportunidade de conhecer se não fosse o RPG, e formei amizades graças a ele também. O RPG é capaz de unir pessoas que, se não fosse por causa dele, talvez nunca se falassem, por serem de religiões opostas, comunidades inimigas e outras coisas.

Imaginação: Os jogos de RPG fazem com que as pessoas se desliguem por algumas horas da realidade que as cerca e se projetem em universos e realidades imaginárias. O escapismo é, para muitos, algo bastante importante na rotina de vida. É um momento em que você relaxa e esquece seu problemas para viver outra realidade. Há diversas maneiras de fazer isso, mas com os RPGs você faz isso criando essa realidade alternativa, e em grupo. Isso estimula a imaginação e criatividade. Muitos RPGs são inspirados em obras literárias, mais o inverso também é verdadeiro. Muitas obras literárias saíram desses jogos. A imaginação e a criatividade incentivadas nesses jogos podem ser importantes em vários aspectos da vida fora das mesas de jogo também.

Trabalho em Grupo: Como dito anteriormente, o RPG é uma atividade social e é jogado em grupo, de forma cooperativa. A história do jogo é feita em conjunto com todos os participantes e, esses participantes, precisam agir em conjunto para solucionar diversos problemas e desafios que surgem durante o jogo. Além disso, nenhum personagem do jogo é auto-suficiente, todos eles se complementam em habilidades, pontos fortes e fracos. É preciso saber trabalhar em equipe para se alcançar os objetivos da história dentro do jogo. Isso incentiva os participantes a ter uma visão semelhante na vida, a trabalhar em grupo, cooperar com os outros para alcançar um objetivo maior, que, talvez, não fosse alcançável individualmente.

Solução de Problemas: Muitas vezes a solução de problemas nos jogos de RPG, principalmente os aventurescos, são resolvidas com combate entre os heróis e os vilões. Mas tantas outras são diferentes e exigem mais do que rolamento de dados para serem resolvidas. É preciso pensar, argumentar, solucionar charadas, problemas lógicos, matemáticos ou até mesmo ter conhecimento sobre mitologia e folclore. O RPG estimula seus participantes e achar maneiras diferentes de resolver problemas e torna a resolução desses divertida. Muitas vezes é possível estar aprendendo diversas coisas enquanto se jogo. Aliás, há diversos educadores que utilizam esses jogos para estimular o aprendizado (há diversos sites e trabalhos falando sobre o RPG na educação).

Incentivo a Leitura: Para começar, os jogos de RPG são, usualmente, apresentados em formatos de livros. Livros esses que contém toda a parte das regras do jogo (como criar personagens, histórias, resolver se uma ação foi bem sucedida ou não), e uma boa dose de material descritivo e narrativo do mundo do jogo, do mundo imaginário onde se passa o jogo. Além disso, os jogos e seus mundos são altamente influenciados por diversos autores de gêneros literários variados, fazendo com que os jogadores tenham um interesse em conhecer suas narrativas para se familiarizar mais com a história e melhor poder interpretar seus personagens. O RPG incentiva a leitura porque nasce com ela. 

Matemática: Sendo um jogo, o RPG precisa de mecânicas para determinar como as diversas ações dos personagens são resolvidas na história. Essas mecânicas dependem de rolamentos de dados, seleção de cartas de baralho e outros instrumentos que gerem valores aleatórios. Esses valores podem ser modificados com bônus, penalidades, multiplicadores, e ainda são comparados com outros valores, que podem ser fixos ou variáveis. Ou seja, rola bastante matemática em uma mesa de RPG (isso mesmo gente, a gente pratica matemática toda vez que joga). É certo que um RPG ou outro faz uso de mais cálculos que outros, mas, de certa forma, quase todos envolve algum tipo de operação. Está aí mais um motivo para incentivar a criançada a jogar esse jogo!

Diversão: E, por último, mas não menos importante, o RPG é divertido, e a diversão é parte fundamental da vida de todo mundo, né? Aliás, ela é importante no desenvolvimento do indivíduo, já diz o grande livro "Brincando de Matar Monstros". O objetivo final dos jogos de RPG é justamente esse, reunir um grupo de pessoas para que elas se divirtam, criando uma história juntas. Não há perdedores, todos saem vencendo se conseguem se divertir!

E aí? O que mais de bom o RPG trás para as pessoas que jogam? Com certeza há outros benefícios.

Motel de ácaros:durante a noite os ácaros saem dos poros para fazer sexo na nossa cara?

Vivem nos nossos poros e acasalam na nossa cara, mas de resto não nos incomodam. Estudá-los em termos genéticos pode trazer mais informações sobre a dispersão dos humanos pelo mundo.


Pode lavar a cara as vezes que quiser ou usar o esfoliante mais potente, mas não se conseguirá livrar deles. Se já entrou na idade adulta tem certamente ácaros a viver na pele, mas não se preocupe, andam connosco há centenas de anos sem causarem nenhum dano. Não nascem connosco e levam muitos anos a tomar conta da nossa pele, mas uma vez que aprendem que os nossos poros e pele são um bom sítio para produzirem descendência, nunca mais nos largam.
Foram descobertos pela primeira vez em 1841 e, desde então, os cientistas têm-se dedicado a tentar perceber se estes ácaros microscópicos vivem na pele de todas as pessoas. Até agora os ácaros eram recolhidos raspando uma espátula na pele, com uma tira de fita-cola ou arrancando alguns pelos ou cabelos, tanto em pessoas vivas como mortas, mas nem sempre era possível descobri-los. Vivem enterrados nos poros e, por vezes, só em zonas bem definidas da pele.
Os ácaros da pele são microscópicos e vivem nos poros da pele (imagem ao miscroscópio electrónico) – Alan R Walker/Wikimedia Commons
Agora a equipa de Megan Thoemmes, investigadora na Universidade Estatal da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, decidiu estudar o ADN destes animais. Os resultados foram publicados na quarta-feira na revista científica Plos One. Existem mais de 48 mil espécies de ácaros, mas apenas se conhecem duas a viver na nossa face. O Demodex brevis, mais pequeno e arredondado, vive nas glândulas sebáceas dos folículos pilosos, ou seja, nas bolsas de gordura na base dos nossos pelos, enquanto o Demodex folliculorum vive nos poros dos pelos, mas mais perto da superfície, aproveitando para dar uns passeios noturnos pela nossa pele e manter encontros secretos na nossa cara. É caso para dizer, mesmo debaixo do nosso nariz.
Encontrar o ADN destes ácaros na nossa pele é fácil. Como estes animais não têm ânus, nunca defecam, mas quando morrem todo o material interno, incluindo o ADN, fica disponível, espalhado na nossa pele. Foi graças a esta característica que os investigadores confirmaram que todos os adultos, independentemente da etnia, têm ácaros na pele. Os ácaros podem ser passados pela mãe ao bebé durante a amamentação. Sim, foram encontrados ácaros na pele do mamilo. Como durante a adolescência nem todas as pessoas têm os ácaros, é possível que haja outras fontes de contágio ao longo da vida. Certo é que todos os temos quando chegamos à idade adulta.
São duas as espécies de ácaros que vivem nos poros da cara de todos os adultos no mundo – Your Wild Life Blog/Universidade Estatal da Carolina do Norte.

Estudar o ADN destas duas espécies de Demodex permitiu ver as diferenças genéticas entre as várias partes do mundo. Demodex folliculorum apresenta pouca diversidade genética. Como vive mais próximo da superfície da pele, pode facilmente passar para a pele de outras pessoas e cruzar-se com outros. Pelo contrário, Demodex brevis vive bem enterrado nos poros, podendo ter criado linhagens diferentes à medida que os nossos ancestrais humanos se espalhavam pelo mundo. “É provável que estes artrópodes vivam no corpo de todas as pessoas. E uma coisa importante. Podem contar histórias interessantes sobre a dispersão dos humanos pelo mundo”, diz Megan Thoemmes.
Rob Dunn, também envolvido na investigação, é biólogo na Universidade Estatal da Carolina do Norte. Na sua página pessoal apresenta várias histórias científicas sobre pequenos seres, como as bactérias que vivem nos nossos umbigos.